Imprensa
A medicina personalizada em discussão no Senado Federal
O I Fórum Nacional sobre o tema acontecerá em 15/8 e é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida
Ampliar o acesso dos brasileiros à saúde é um dos principais desafios da agenda do País e pauta das discussões entre a sociedade civil e o Governo. Um dos caminhos abertos para a aplicação de tratamentos mais eficazes e para evitar desperdícios com diagnóstico equivocado ou aplicação de medicamentos inadequados é o da Medicina personalizada, já considerada um divisor de águas no âmbito da saúde em todo mundo. Esse é o tema central do I Fórum Nacional sobre Medicina Personalizada organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em Brasília, no dia 15 de agosto, das 8:00 às 17:00 horas, no Auditório Antonio Carlos Magalhães, no Senado Federal.
O objetivo do Fórum é promover uma ampla discussão sobre os avanços no campo da Medicina Personalizada e como as novas tecnologias e os estudos genéticos podem contribuir para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer. Um dos objetivos da Medicina personalizada é o de analisar e entender as causas distintas de uma mesma doença, com sintomas semelhantes que, muitas vezes, um mesmo tratamento não traz boa resposta para diferentes pacientes.
Características genômicas específicas de cada indivíduo portador da doença, o tipo do medicamento utilizado e suas doses aplicadas são informações relevantes, pois já é consenso que não se pode padronizar, por exemplo, os tratamentos de certos tipos de cânceres.
O evento que acontece em Brasília, organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com apoio das empresas AstraZeneca; MSD; Novartis e Roche discutirá políticas públicas para que o Brasil avance no campo da Medicina personalizada, reunindo nomes de expressão das esferas governamentais, da indústria farmacêutica, das agências e associações do setor de saúde, do setor médico e da sociedade civil.
I FÓRUM NACIONAL SOBRE MEDICINA PERSONALIZADA
Data: 15 de agosto, terça-feira, das 8:00 às 17:00 horas
Local: Senado Federal Brasília - Auditório Antonio Carlos Magalhães