Aconteceu na 2ª edição
Mudar o cenário em um país em que se perdem 350 mil vidas por ano por doenças cardiovasculares não é algo fácil. Com este desafio, o Instituto Lado a Lado pela Vida realizou 13 de dezembro de 2016, em Brasília, no Senado Federal, o II Fórum Siga seu Coração: A redução dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares no Brasil e as metas de controle – um compromisso de todos.
O fórum levantou debate sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares no Brasil e as metas de controle, em painéis com especialistas sobre temas que envolvem prevenção, acesso e tratamento dessas doenças, consideradas crônicas e que requerem cuidados e impactam nos custos da saúde pública, na sociedade e nas famílias durante toda a vida do paciente.
Um dos temas importantes foi a questão de o controle das doenças auto-adquiridas figurarem como prioridade nacional para diminuir o número de mortes por doenças cardiovasculares no país. Os hábitos e atitudes da população diante do tratamento e os comportamentos de risco também estraram na pauta.
Para ampliar o alcance do assunto, o Instituto levou profissionais que atuam na linha de frente com os pacientes que chegam após sofrer algum evento cardiovascular, unindo diferentes percepções da área da saúde, entre médicos, representantes de associações e instituições da saúde e parlamentares.
Em conjunto, para formalizar as propostas discutidas, é criado um documento que serve de base para as ações desenvolvidas em Advocacy: “Manifesto do Coração: Como trabalharmos juntos para as melhorias das políticas públicas voltadas para as doenças cardiovasculares, a prevenção, o custo-efetividade dos tratamentos, o impacto sócio-econômico dos sequelados”.
Veja matérias em nosso portal:
"Cinco problemas tratáveis são responsáveis por 90% dos casos de AVC", afirma neurologista
Colesterol alto é inimigo número um do coração, aponta Fórum
Fatores de risco modificáveis são responsáveis por um terço das mortes no mundo