Aconteceu na 2ª edição


O II Fórum Ser Homem no Brasil – Um novo olhar sobre a Saúde, Acesso e Tratamento ao Homem com Câncer foi realizado no dia 7 de novembro de 2016, em Brasília. O evento faz parte das ações do Núcleo de Advocacy do Instituto Lado a Lado pela Vida onde um dos temas trabalhados é a Saúde do Homem.

Médicos, profissionais de saúde e representantes do Poder Público discutiram estratégias para prevenir os tumores masculinos no país. A senadora Ana Amélia Lemos ressaltou a importância do Novembro Azul neste quesito, promovendo ações que levam a informação a um grande número de pessoas em todo o Brasil.

Renata Gomes Soares, que representou a Coordenação Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, falou sobre os desafios enfrentados pelo Ministério para conscientizar os homens sobre cuidados com a saúde.

Uma das grandes preocupações dos pacientes, o prazo de revisão para incorporação de novas drogas para câncer de próstata, também esteve na pauta da discussão com representantes da Agência Nacional de Saúde (ANS) e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Além de estimular o debate, o Instituto Lado a Lado pretende levar a discussão adiante para que as ideias e temas abordados no evento ajudem a transformar a realidade da saúde do homem no País. Todos os debates do fórum foram registrados e se transformam em um documento para a promoção de mudanças.

As informações também servem de base para nortear as estratégias do Instituto na disseminação de informações para prevenção e cuidados na saúde do homem em sua campanha Novembro Azul, que trata não só o câncer de próstata, mas da saúde integral do homem, durante todo o ano, com o mote De Novembro a Novembro Azul.

 

Veja matérias em nosso portal

Fórum lança novo olhar sobre a saúde do homem e promove debate em Brasília

Novembro Azul é destaque no Senado Federal

Brasil precisa de informações para melhorar a saúde do homem

Pacientes precisam de ampliação do acesso ao tratamento e qualidade de vida

Participação da sociedade é essencial para que tratamentos avancem

"O pacto é de todos", convoca Marlene Oliveira no Fórum Ser Homem